QUEBRANDO A ROTINA DENTRO DA ROTINA

"Ensina-nos Senhor a contar nossos dias de tal maneira, que alcancemos coração sábio" 
Salmos 90:12


Decidi quando acordei hoje que iria fazer coisas diferentes do que costumo fazer ou como se diz “quebrar a rotina”. Não que a rotina por si mesma seja algo ruim, pelo contrário, sem ela deixaríamos de vivenciar muitas experiências boas e saudáveis.

Esta é a arvore com suas flores que provocou-me a escrever esta pequena reflexão
Flores no detalhe
Pense se o sol não nascesse a cada dia ou se não desse lugar à lua e as estrelas a noite, nós enfrentaríamos sérios problemas desde as marés até as plantas que teriam sua fotossíntese prejudicada. Os animais teriam seus hábitos de vida completamente alterados.

Se biologia não é o seu forte e nem te interessa, então como seria o mundo se a lei da gravidade tirasse uma folga! Até andar seria perigoso, pois cada passo poderia trazer surpresas, pois sem a gravidade agindo o atrito não poderia atuar, ou trocando em miúdos, em um momento você andaria e em outro poderia estar flutuando como um astronauta; imagine então enquanto dirige e durante uma curva esta lei rotineira decidisse não atuar! Os resultados poderiam ser trágicos.

E se a física também lhe causa uma canseira enorme e como  certas coisas não precisam ou deveriam deixar de ser rotina, vou falar de como a rotina me afeta. Ou pra ser exato como quebrar a rotina me afeta. Não vou querer ser tão sábio desta vez e tentar falar em nome da humanidade, vou me contentar em falar de minha própria vivência dentro da rotina e fora da rotina, especificamente no dia de hoje, já que este era o propósito inicial do texto.

Acredito que o “insight” começou quando fui almoçar um espaguete, alho e olho com molho branco, a uns 4 dias atrás e no caminho estreito pavimentado com pedras que conduzia até ele havia muitas árvores de ambos os lados. Durante a caminhada reparei nas árvores (tudo bem, já sei que a natureza é inspiração pra mudanças de rotina dos mais comuns, porém é também uma das belezas que mais passam desapercebidas) e uma delas em especial me chamou a atenção, não era tanto por seu grande porte ou beleza, antes ela era de pequeno porte e quase desfolhada restando nela um único ramo com flores roxas.

Pensei a partir disso que mesmo uma árvore franzina e de quase nenhum destaque tinha ainda assim aquelas flores (não vou retornar a biologia, fiquem descansados) e pensei em como na vida passamos por vários caminhos sem nos aperceber dos detalhes, eles fazem toda a diferença.

E pensei mais além, como seria viver uma vida inteira sem prestar atenção nos detalhes e naquilo que esta ao redor do nosso caminho, dia após dia sem reparar na natureza, nas pessoas e nas situações. Tendemos a encarar os dias como iguais e as pessoas como comuns. E inevitavelmente deixamos de viver não só as melhores coisas da vida mas também a vida da melhor forma.

Tenho de admitir que sair da rotina para se tornar um pouco mais contemplativo vai te trazer alguns inconvenientes:

Vai exigir que caminhe enquanto muitos dizem pra correr...

Vai exigir que olhe mais numa direção enquanto muitos olham pra todos os lados e não percebem nada...

Vai te fazer gastar mais tempo com pessoas que com coisas... E muitas vezes com pessoas e em atividades que não vão te dar dinheiro, mas que nunca podem ser compradas, são recordações felizes de pessoas que não se sabe quanto tempo terá ainda pra delas desfrutar a companhia...

E vai te impedir de fazer horas extras nos trabalho, mas certamente vai tornar suas horas de trabalho mais produtivas...

Enfim, estou sentado debaixo de uma árvore e a uns 10 metros tem dois rapazes a praticar um esporte novo pra mim, slackline, que consiste e um grande elástico (nylon) tensionado e preso em duas arvores, no qual eles realizam manobras de salto e giro. 
Esta foto é so pra ilustrar mesmo. rsrs
Pensei comigo em quantos esportes novos já praticaram ao meu redor e eu nem sequer parei um instante para apreciar ou mesmo pra dizer que “isso é coisa de louco”.

Então resolvi quebrar a rotina e entre as aulas da faculdade e suas questões filosóficas e científicas parei pra escrever o que conclui:

Que mesmo nos dias aparentemente iguais aos outros o mundo continua cheio de pessoas, arvores e um monte de coisas legais pra se fazer e que mesmo não conhecendo flores e nem de manobras de slackline ainda posso parar ligar pra minha amada esposa e dizer que pensei nela também enquanto escrevia tudo isso.

Conselhos bons não costumam ser dados de graça é o que dizem. Somente a Graça de Deus em Cristo Jesus nos foi dada e ainda assim Ele pagou o preço por tal benefício e esta Graça vale a pena aceitar com todas as suas forças.

Hoje quero te vender um conselho e tu me pagas o quanto ele valer pra ti e se me disser que viu algo que estava perto de você mas que não tinha reparado antes, então pra mim já esta mais do que pago.

Vou continuar a rotina, mas também vou quebrá-la, e vou me alegrar tanto na rotina quanto fora dela, pois sei que cada momento é único e deve ser vivido como tal.... agora apareceu um malabares, mas tenho de encerrar o texto e voltar aos estudos, o dia de amanhã terá suas árvores e seus malabares ou outras surpresas, já estou feliz pelo dia de hoje e por ter conseguido parar e ver estas coisas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011 às 08:08 , 0 Comments

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE BLOG, EM PLENA VIGÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, EXERCITA-SE DAS PRERROGATIVAS CONSTANTES DOS INCISOS IV E IX, DO ARTIGO 5º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

RELEMBRANDO OS REFERIDOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS, VERIFICA-SE:

“É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO" (INCISO IV) E "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA" (INCISO IX).

ALÉM DISSO, CABE SALIENTAR QUE A PROTEÇÃO LEGAL DE NOSSO TRABALHO TAMBÉM SE CONSTATA NA ANÁLISE MAIS ACURADA DO INCISO VI, DO MESMO ARTIGO EM COMENTO, QUANDO SENTENCIA QUE "É INVIOLÁVEL A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA".

TENDO SIDO EXPLICITADA, FAZ-SE NECESSÁRIO, AINDA, ESCLARECER QUE AS MENÇÕES, AFERIÇÕES, OU ATÉ MESMO AS APARENTES CRÍTICAS QUE, PORVENTURA, SE FAÇAM A RESPEITO DE DOUTRINAS DAS MAIS DIVERSAS CRENÇAS, SITUAM-SE E ESTÃO ADSTRITAS TÃO SOMENTE AO CAMPO DA "ARGUMENTAÇÃO", OU SEJA, SÃO ABORDAGENS QUE SE LIMITAM PURAMENTE ÀS QUESTÕES TEOLÓGICAS E DOUTRINÁRIAS. ASSIM SENDO, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DIFAMAÇÃO, CRIME CONTRA A HONRA DE QUEM QUER QUE SEJA, RESSALTANDO-SE, INCLUSIVE, QUE TAIS DISCUSSÕES NÃO ESTÃO VOLTADAS PARA A PESSOA, MAS PARA IDÉIAS E DOUTRINAS.